terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

RESENHA 01- Morte Súbita de J.K Rowling


A imagem acima descreve o livro totalmente. "Todo mundo tem um segredo". Verdade, hm....

Olá, esta é a primeira resenha (e post) do blog Books and Movies and Things (sim, o nome é grande). Escolhi, para esta primeira resenha, o livro Morte Súbita, o primeiro livro de J.K Rowling pós-Harry Potter. O livro conta a história de Pagford, uma cidadezinha da Inglaterra -que pode muito bem ser comparada a sua cidade, ou a minha. Nela, temos o lado rico e o lado pobre da cidade, e um dos assuntos principais no livro é o desentendimento entre ambos os lados.

E o principal assunto (o que dá nome ao livro), é a morte de um conselheiro na cidade, o Barry Fairbrother. Na orelha do livro, tem uma descrição que diz que os moradores de Pagford são como peças de dominó postas de pé a contragosto, e Barry estava na cobiçada primeira peça, aquela que não podia cair. É uma descrição que tem absolutamente tudo a ver com o livro. Enfim, após a morte de Barry , todos desabam, todos começam a ter os seus 'dias ruins'. Mortes, suicídios , e brigas são algumas das coisas que acontecem.

Morte Súbita é um livro adulto. Ou seja, temos temas adultos nele. Sexo, auto-mutilação, estupro e violência doméstica são alguns dos assuntos abordados. E aí , vocês me perguntam porque eu li este livro se eu tenho 14 anos, certo ? Bom, a resposta é bem óbvia: eu tenho maturidade suficiente para ler este livro. Uma vez eu estava no colégio lendo esse livro, e chegaram 2 amigos meus , e eles começaram a rir do conteúdo sexual do livro. Eles são um exemplo de quem não pode ler este livro.

E não, Morte Súbita não é nenhum Cinquenta Tons de Cinza. Nessa trilogia ridícula , o sexo aparece simplismente por aparecer. Não tem nada por trás daquilo, é só sexo, sexo, sexo e... sexo. Vale lembrar que Cinquenta Tons de Cinza é uma fanfic de Crepúsculo. Fanfics não devem ser levadas a sério, Crepúsculo menos ainda.

Em Morte Súbita, você vai sempre perceber que aquela cena que você julgou inútil, vai ser importante para chegar a tal clímax do livro. Você vai perceber que aquele sexo entre adolescentes, aquele estupro, vai servir para algo, para aquela personagem amadurecer e crescer. Rowling também vai aproveitar este livro para fazer críticas a sociedade e também vai fazer você pensar sobre o mundo atual.

Você aí que cresceu lendo Harry Potter , e está nos seus 20 e poucos anos, Morte Súbita vai te fazer pensar sobre algumas coisas. Ah , e o final é deprimente, ok ? Li o livro há 3 dias e toda hora que lembro do final do livro me deprimo. É muito triste mesmo.

A editora que lançou o livro no Brasil, não foi a Rocco (GRAÇAS A DEUS, ALELUIA JEOVÁ) , mas sim a Nova Fronteira. A capa é idêntica a capa britânica, com aspecto emborrachado e orelha gigante. O livro foi impresso ainda no papel mais bonito do mundo, que é o Chambril Avena- ele reflete menos luz.

É um livro muito bom, e vale a pena tê-lo na sua estante.


Este livro é classificado como uma novela contemporânea de temática adulta. Outros livros desse tipo são "Criancinhas" de Tom Perrota (que eu ainda não li).

10 comentários:

  1. Oh,Caio eu não li Harry Potter e não tenho 20 e poucos anos, então não vou aprender nada com o livro????Kkkkkk. Brincadeira. Apesar de não ter lido HP, pela sua resenha me deu vontade de ler Morte Súbita.Vai pra minha lista de compra! Beijo.

    Daniele
    http://livrosparaamar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahahah, a Rowling escreve seus livros em ordem cronológica de idade, já percebeu isso ? O primeiro HP foi escrito para crianças, já o último HP, para adolescentes. E depois vem Morte Súbita para adultos ahahahahahah Que bom que gostou :D

      Excluir
  2. Acredite, mas eu estou no quarto volume de Harry Potter agora com 13 anos. Imagino que você não devesse ler esse livro então, ou sim. Mas como seus colegas viram o que você estava lendo?? Muito bacana sua resenha e o melhor: bem-humorada! Parabéns pelo blog, vou seguir por e-mail (só faço isso quando gosto). Beijão!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e meus amigos somos muito próximos, eles cataram o livro da minha mão e leram - sim, sofro. ahahah , obrigado mesmo :DD

      Excluir
  3. Olá Caio, adorei sua resenha, mal posso esperar pra comprar esse livro, afinal, como todo potterhead, não posso deixar de ler nada que seja da tia Jô.
    Admito que ri na parte em que você disse que uma fanfic não deve ser levada a sério e Crepúsculo muito menos kkk, concordo completamente.
    E também concordo com a questão de ter maturidade para ler o livro. Também tenho 14 anos e já li muitos livros com conteúdos desse tipo, é questão de maturidade mesmo, e saber ler um conteúdo desse tipo sem ficar maliciando e sim saber que está apenas lendo uma obra literária.
    Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :DD Beijos ;* Seguindo seu blog , que é muito bom ;D

      Excluir
  4. Comecei a ler o livro há alguns dias e estou adorando. A J. K. Rowling é realmente genial!!!

    Adorei o blog, muito sucesso pra você Caio!!!

    http://numreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, pensando em ler este livro agora (minha lista está enorme, então estou tentando me controlar).
    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,Caio. Gostei muito da resenha,,queria muito ler esse livro,mas acho que ao certo minha idade não vale...

    ResponderExcluir