sábado, 4 de maio de 2013

RESENHA 12- A Maldição do Titã, de Rick Riordan

Nesta semana, li o A Maldição do Titã , terceiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, do escritor americano Rick Riordan. E obviamente, este post terá MUITOS Spoilers sobre os dois primeiros livros da saga, então se você ainda não os leu, corre e vai ler, depois volta aqui pra ler a resenha , ok ? Enfim, o o já começa com uma batalha e com a apresentação de novos personagens: Bianca e Nico, dois novos meio-sangues , e Grover, Percy , Thalia e Annabeth vão resgatá-los para levá-los ao Acampamento Meio-Sangue. Durante essa batalha, Annabeth é sequestrada e Grover, Percy e Thalia juntamente com Zoë , a Caçadora , vão resgatá-la. O nome original do livro é "The Titan's Curse", foi originalmente lançado em 2007 e no Brasil a editora Intrínseca lançou o livro em 2009 pelo nome de "A Maldição do Titã".




Como eu já disse nas resenhas anteriores dos livros do Percy Jackson, essa série é muito boa e Rick Riordan é simplesmente um dos caras mais inteligentes do mundo literário, porque ele realmente nos surpreende a cada página lida, a cada frase... Ele mais uma vez se mostra um exímio artista das palavras, e faz com que cada diálogo, cada pensamento, cada ato, obtenha uma profundidade e uma sentença na vida de nosso protagonista.¹ Não só do protagonista, como também de todos os outros personagens. Eu nunca li um livro em que o autor trabalha tão bem com seus personagens igual Percy Jackson. Rick Riordan só arrasa, só isso.

E foi reafirmar o que eu disse na resenha de Ladrão de Raios: Eu nunca acreditei que misturar a Mitologia Grega com os dias atuais daria certo. O autor provavelmente iria se enrolar e ia detonar ou com a Mitologia ou com os dias atuais. Não foi isso que aconteceu com Percy Jackson e os Olimpianos: Rick Riordan soube misturar ambas de uma forma que são quase independentes uma da outra. E isso realmente me chocou, é impressionante.

O que mais me chateou em Percy Jackson é que em todo o livro eles fazem uma expedição que é interrompida diversas vezes por um/vários monstros e/ou inimigos e no final eles atingem seu objetivo. Todo o livro também tem uma profecia e algo que precisa ser resgatado. Até o segundo livro isso não tinha me incomodado, mas no terceiro isso me levou a pensar que todos os próximos livros serão assim. Será ?

Desenho de uma parte do livro "A Maldição do Titã"
(...) só nos resta o deleite de mais um livro muito bem construído, que certamente é o melhor da série até aqui, e que faz das palavras um grande aliado. Tanto para o bem, como para o mal. O mais irônico é que se tratando de deuses, quem pode dizer o que é o bem é o que é mal. Neste caso, as palavras se tornam subjetivas, e as ações é que ditam as regras.¹ Voltando a como Riordan trabalha com seus personagens, ele consegue diferenciar significativamente os mortais dos deuses. E em outros casos, ele os assemelha de uma certa forma que é praticamente impossível diferenciar um do outro. Nesse terceiro livro da série, esta segunda opção predomina. Os deuses não são tão diferentes dos mortais assim.

Uma das coisas que mais me atrai na série do Riordan é que ele consegue terminar o livro com questionamentos "Porque?" , "Quando?" , "Como?" e as vezes "Onde?" também. Vale lembrar que os nomes dos capítulos são uma coisa... Eles vão direto ao ponto, sem enrolação.

Concluindo, Percy Jackson e a Maldição do Titã é um livro que você não vai querer largar de jeito nenhum. Os personagens são trabalhados de uma forma profunda e o final só te leva a ler mais rápido seus outros livros pendentes para ler o próximo da série do Riordan.

¹-> http://www.skoob.com.br/usuario/132553-jow

4 comentários:

  1. Oi Caio, tudo bom?
    Acredita que até hoje, ATÉ HOJE, eu só li primeiro PJ?
    Shame on me :(
    Não li sua resenha por causa dos spoilers, mas vou ler assim que terminar meus livros...
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. eu tenho esse livro, tô pra ler agora nas férias de inverno :DD

    bjinhos :D

    ResponderExcluir
  3. demais esse livro quando ele segura o ceu ^^

    ResponderExcluir
  4. demais esse livro quando ele segura o ceu ^^

    ResponderExcluir