domingo, 7 de abril de 2013

RESENHA 08: Percy Jackson e o Ladrão de Raios , de Rick Riordan


Oi pessoal, tudo bom ? Vim aqui falar do primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, com o nome de O Ladrão de Raios, de Rick Riordan. O livro conta história de Percy , um menino que sofre de dislexia e TDAH e mora em Nova York. Sua vida é aparentemente normal até que uma de suas professoras resolve se transformar em um monstro e atacá-lo dentro de um museu. Depois desse acontecimentos, Percy fica transtornado e se sente maluco pois mais ninguém mais diz que viu o que aconteceu, nem lembram da professora que se transformou em uma Fúria. Então, depois disso, a mãe de Percy o leva para o Acampamento Meio-Sangue e ele descobre que ele é filho de Poseidon, e que seu melhor amigo, Grover, é um sátiro.

Ao chegar ao acampamento, Percy recebe a notícia de que o Raio-Mestre de Zeus fora roubado e Zeus está pondo a culpa em Poseidon. Então, Percy recebe uma profecia de que deve ir buscá-lo, e leva consigo seus dois amigos: Grover e Annabeth (filha de Atena). A partir daí é que realmente a história começa a ficar boa.

Quando eu fui ler este livro, eu já tinha lido a Graphic Novel (falarei mais dela no final do post) e assistido ao filme trocentas vezes.O que me fez interessar pelo livro foi que o livro conta sobre a Mitologia Grega, e mitologias, especialmente a Grega, me interessam bastante. E devo dizer: a história que o Riordan criou é boa demais. Se você pensa em criar uma história com os Deuses e Deusas Gregos nos dias atuais, você pensaria que ficaria horrível. Mas , Percy Jackson (pelo menos o primeiro livro) , é incrível,e aí você conclui que o Rick Riordan é esperto pra caramba.

O autor, Rick Riordan
Acho que a última frase que disse no segundo parágrafo descreve tudo que direi nesse parágrafo. Antes do Percy começar a sua busca pelo Raio-Mestre de Zeus , a história é bem monótona, e se acontece alguma coisa extraordinária (minotauro, Fúria) , foi necessário, porque sem aquilo eu teria abandonado o livro. Eu digo que a leitura é chata também, porque é muito descritiva. O autor descreve o acampamento, as pessoas de lá, etc... e a leitura chega a ficar exaustiva. Entendo que são necessárias, mas vamos combinar : descrições aos montes realmente enchem o saco ! :/ A escrita do Riordan não é difícil. Claro, porquê é um livro adolescente. A leitura flui, e quando você for ver, já está na página 100,200...

Como eu disse anteriormente, antes de ler o livro eu li a Graphic Novel. Depois de ter lido o livro, eu reli a Graphic Novel e devo dizer: o livro é muito melhor que a Graphic. Simplesmente porque , quem adaptou a história, adaptou muito mal, pois diversas coisas se perderam. Acontecimentos que eram pra acontecer depois, aconteciam antes, e ficava uma enrolação horrível ! O adaptador foi o Robert Venditti. Que queime no Inferno (:

Concluindo, é um livro muito bom. Pra quem gosta de Mitologia Grega, uma ótima dica de leitura. É um livro pequeno, dá pra ler em um dia, simplesmente porque a leitura flui. Começarei a ler o 2 amanhã, e tenho muitas expectativas com ele. ;)

2 comentários:

  1. Também sou apaixonado pela série (Engraçado, acabei de ganhar todos os livros do Riordan agora) Muito boa a resenha, assino em baixo.
    http://w-victorbueno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! o/
    Estou aqui para divulgar o 1º Sorteio do blog Café com Leituras!
    Confira as regras lá no blog.
    Participe e boa sorte! Beijos!
    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir