terça-feira, 23 de abril de 2013

RESENHA 10: Catching Fire, de Suzanne Collins

Acabei de ler o livro Catching Fire, e só tenho uma coisa pra dizer pra vocês: Não acredito.

Oi gente, tudo bom ? Vim aqui falar do segundo livro da saga The Hunger Games, nomeado de Catching Fire, da autora Suzanne Collins. Antes de começar, quero dizer que esse post provavelmente terá muitos spoillers sobre o primeiro livro da saga E o segundo. Não digam que eu não avisei hem... Enfim, continuando, no final do livro 1, a Katniss e o Peeta vencem o Hunger Games, uma coisa que não era pra acontecer. A Capital se sentiu desafiada por ambos, principalmente por Katniss. Tanto que um dos primeiros acontecimentos do livro é o Presidente Snow conversando com a Katniss, falando mais ou menos isso: "Olha, você fez uma grande m fazendo com que você e seu namorado vençam. Nós estamos de olho em você". Não foi exatamente isso que foi dito, mas foi mais ou menos isso, rs. Logo, a Katniss vai fazer de tudo para proteger sua família, Gale e principalmente, Peeta.

O livro não tem um foco. Ou pelo menos, foi o que eu percebi. O livro começa descrevendo a vida de vencedores de Hunger Games (a tour, a vida na Victor's Village , etc) , esse é o foco 1. O foco 2 seria ela tentando começar a rebelião, pois ela vê na televisão uma coisa que ela não podia ver, e que faz com que ela sinta vontade de fazer uma rebelião no Distrito 12. E o foco 3 seria ela lá, na Arena, jogando nos Quarter Quell. Isso me irritou bastante. Outra coisa que me irritou bastante também foi que pareceu pra mim que ela tinha um número certo de páginas pra escrever. Tipo, ela poderia muito bem ter extendido mais os jogos. No livro 1, ela explorou bastante tudo o que ela tinha pra explorar, mas no livro 2, ela não fez isso. Pena de que o livro fique grande demais ? Os maiores livros são os melhores, na minha opinião (sim, estou generalizando). Pareceu também que ela iria dividir o Em Chamas em 2 volumes, mas mudou de ideia e colocou os dois num livro só e reduziu o conteúdo.

Mais: os acontecimentos são muito previsíveis. Todo mundo já sabia que a velhinha iria morrer na Arena, era impossível disso não acontecer. Não só isso, mas também ela ter tirado todos os sobreviventes da Arena no MEIO DO JOGO. Tipo, nem pra dar um final pra cada um deles. Ela ainda deixou uma pergunta no ar: Quem morreu: Chaff, Johanna ou outra pessoa que esqueci o nome ? Deu a impressão de que ela não soube dar continuidade na história e parou ali mesmo, não sabia mais quem matar ou deixar vivo... Pareceu que a autora ficou perdida na própria história.

Como eu disse na resenha do primeiro livro, a Suzanne Collins tem a arte de começar o livro chato e depois de umas 100 páginas ficar legal. Nesta resenha aqui, eu mudaria a palavra "legal" para "aceitável". Uma das poucas coisas que eu gostei desse livro foi a narrativa, que é muito boa. A-M-O a narrativa da Suzanne Collins (em inglês só, em português fica um pouco cansativa :s), é descritiva na média, é narrativa na média... Digamos que é a narrativa perfeita.

Agora vou explicar o porque de eu ter dito "Não Acredito": Não acredito que um livro tão bom (Hunger Games) possa ter dado gancho a um livro tão pobre (Catching Fire). Não acredito que a mesma autora que escreveu Hunger Games possa ter escrito Catching Fire. Não acredito.

Vou ler Mockingjay sim, mas não tenho muitas expectativas com ele não. Vou pôr até alguns livros na frente. Deixe suas opiniões nos comentários, sempre com muita calma, nada de stress, até porquê eu não xinguei a saga , só dei argumentos que, na minha opinião, justificam o porque do livro ser ruim. 

Fãs de Hunger Games me xingando nesse post em 3,2,1...

Nenhum comentário:

Postar um comentário